O QUE É LARINGOSCOPIA?

É um procedimento realizado para diagnosticar afecções das vias aéreas altas (nariz, faringe e laringe), por meio de um aparelho denominado laringoscópio, que possui uma mini-câmera em sua extremidade.

Este procedimento dura de 5 a 10 min, normalmente, e deve ser realizado sob anestesia tópica da faringe e laringe supraglótica. O paciente encontra-se sentado e, normalmente, introduz-se o laringoscópio pela boca até alcançar a faringe. O médico visualiza no monitor os locais por onde o aparelho passa. Uma pequena parcela dos pacientes pode apresentar ânsia de vômito quando o aparelho atravessa a garganta, podendo ser necessária a sedação deste, ou então, a realização do exame pelo nariz (nasolaringoscopia). Este procedimento normalmente é realizado em crianças.

Caso o médico observe alguma lesão, pode ser necessária a realização de biópsia, devendo, portanto, sedar ou anestesiar o paciente.

Indicações e Recomendações

A laringoscopia é indicada em indivíduos que apresentam rouquidão por um longo período de tempo (disfonia), refluxo laringe-faringe (pigarro), tosse persistente, dor prolongada, sensação de corpo estranho e falta de ar.

O exame é contra-indicado em casos de pacientes que possuem cardiopatias graves, que são alérgicos aos fármacos utilizados no procedimento, que apresentam doenças pulmonares crônicas, distúrbios neurológicos, entre outras características que o médico deve avaliar antes da realização do exame.

Após o exame, existem algumas recomendações que devem ser seguidas. São elas:

  • Alimentação leve uma hora após a realização do procedimento;
  • Evitar tossir, espirrar, pigarrear e assoar o nariz por, pelo menos, uma hora, ou então, até que passe o efeito do anestésico local;
  • Fazer gargarejo ou chupar pastilhas anti-sépticas em casos de dor de garganta ou rouquidão resultante da introdução do laringoscópio;
  • Aos pacientes que forem submetidos à sedação endovenosa, recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas, repousar e não dirigir dentro das 12 horas seguintes ao exame;

PERGUNTAS FREQUENTES

É um exame endoscópico que avalia as vias aéreas superiores através de um aparelho flexível (chamado de fibroscópio) e uma câmera de vídeo. Pode ser documentado em fotos ou gravação digital.

Auxilia no diagnóstico de diferentes doenças das cavidades nasais, da faringe e da laringe.

É obrigatório o jejum de 12 horas antes da realização do exame;

Beber água somente até seis horas antes do exame agendado;

Não tomar hipoglicemiante oral ou insulina; 

Ingerir os medicamentos de rotina com a mínima quantidade de água, somente até seis horas antes do exame;

Em caso de uso de anticoagulante e antiagregante plaquetário, converse com o seu médico sobre a possibilidade de suspensão por sete dias.

Aqui você tem tecnologia, eficiência e um atendimento incomparável. Marque seu exame.