CIRURGIA BARIÁTRICA

É considerada como uma alternativa segura de tratamento para obesidade indicada para pessoas com (IMC) maior ou igual a 40

Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica) que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado. É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos. O Brasil é o 2.º colocado em número absoluto de cirurgias bariátricas, com 60 mil por ano, ficando atrás apenas dos EUA, onde são realizadas 300 mil.

Na Angioskope, a bariátrica está em na lista de tratamentos para o combate à obesidade e possui uma equipe altamente especializada para realizar o procedimento com total segurança. Além disso, a equipe multidisciplinar acompanha os pacientes para adaptação aos novos hábitos saudáveis, na luta contra a doença e a favor de uma vida mais plena e saudável.

IMPORTANTE:  a avaliação é feita com uma coaching e não é uma consulta médica. Nesta avaliação você entenderá melhor sobre nossos métodos e nós saberemos sobre suas metas e expectativas. É válido para marcações em São José dos Campos.

Tipos de Bariátrica

Cirurgia Sleeve ou Gastrectomia Vertical (GV): remove de 70 a 85% do estômago do paciente, transformando-o em um tubo estreito.

Gastroplastia em Y de Roux (GYR): também conhecida como Bypass Gástrico, diminui para 10% a capacidade do estômago.

Derivação Bileopancreática (DBP): é uma associação da Gastrectomia Vertical, com 85% do estômago retirado, com desvio intestinal.

Banda gástrica ajustável: é colocado um dispositivo de silicone no começo do estômago, que se liga a uma espécie de reservatório no qual é possível injetar água destilada para apertar mais o estômago ou esvaziar para aliviar a restrição.

Antes da cirurgia todo paciente precisa ser avaliado individualmente, devendo ser submetido a uma avaliação clínico-laboratorial que inclui – além da aferição da pressão arterial – dosagens da glicemia, lipídeos e outras dosagens sanguíneas, avaliação das funções hepática, cardíaca e pulmonar. A endoscopia digestiva e a ecografia abdominal são importantes procedimentos pré-operatórios. A avaliação psicológica também faz parte dos procedimentos pré-operatórios obrigatórios.

SLEEVE

Também conhecida como gastrectomia tubular ou cirurgia da manga gástrica, é um método cirúrgico para tratamento da obesidade, realizado por videolaparoscopia, sob anestesia geral, que atualmente tem ganho muitos adeptos entre médicos e pacientes por ser uma cirurgia menos radical que as cirurgias bariátricas consagradas e que pode oferecer ótimos resultados em termos de perda de peso

BYPASS

​O bypass gástrico, também conhecido por bypass em Y de Roux ou cirurgia de Fobi-Capella, é um tipo de cirurgia bariátrica que pode levar à perda de até 70% do peso inicial e consiste na redução do estômago e na alteração do intestino, levando a pessoa a comer menos, acabando por perder peso.

BANDA GÁSTRICA

A banda gástrica ajustável é um tipo de cirurgia bariátrica onde é colocada uma cinta que aperta o estômago, levando-o a diminuir de tamanho e, contribuindo para que a pessoa coma menos e perca até 40% do peso em excesso.

PERGUNTAS FREQUENTES

As cirurgias realizadas da maneira convencional (aberta), diferentemente daquelas realizadas por videolaparoscopia, tendem a proporcionar mais dor no período pós-operatório devido à extensão da incisão cirúrgica, mas isso é um fato totalmente controlável. Existem no mercado poderosos esquemas de analgesia pós-operatória, seja forma endovenosa ou por via oral que ajudam a controlar a dor. 

No procedimento convencional, é realizada uma incisão vertical acima da cicatriz umbilical, cuja extensão varia de acordo com o cirurgião e o paciente, em media 15cm. Já no procedimento videolaparoscópico, são realizadas cinco a sete pequenas incisões estratégicas de 10 a 12mm.

Isso é muito variável, pois depende da técnica utilizada, do peso e da anatomia do paciente, entre outros fatores. 

Em média, nossas cirurgias demoram uma hora. O tempo de permanência em nosso Day Hospital é de, aproximadamente, três horas.

CANAL ABERTO ANGIOSKOPE

Qual sua dúvida sobre CIRURGIA BARIÁTRICA?
ENVIE SUA PERGUNTA! A Dra. Carol Hoff responderá o mais breve possível.

    MARQUE SUA AVALIAÇÃO GRÁTIS

    Atenção: a avaliação é feita com uma coaching e não é uma consulta médica. Nesta avaliação você entenderá melhor sobre nossos métodos e nós saberemos sobre suas metas e expectativas.