O QUE É ENDOSCOPIA?

A endoscopia digestiva alta (E.D.A.), também conhecida somente como endoscopia, é o exame onde se promove a avaliação sob visão direta do esôfago, estômago e duodeno (habitualmente até a segunda porção duodenal, a qual é a primeira parte do intestino delgado). É inicialmente um exame diagnóstico. Porém, com o aperfeiçoamento da técnica, a evolução dos equipamentos e o desenvolvimento de novos acessórios, a endoscopia digestiva passou a ser um procedimento terapêutico, permitindo o tratamento de muitas anormalidades.

Através da endoscopia digestiva alta pode-se diagnosticar as esofagites, as gastrites, as úlceras, a hérnia de hiato, os pólipos, os tumores e outras doenças do aparelho digestivo.

SEDAÇÃO

A endoscopia é realizada sob sedação (com o auxilio do médico anestesista, se necessário) para proporcionar um maior conforto durante o procedimento e facilitar a aderência do paciente aos exames futuros. As medicações utilizadas atualmente para a sedação em exames endoscópicos são muito seguras e praticamente sem efeitos colaterais ao término do exame.
Na ANGIOSKOPE utilizamos medicação de início de ação rápido e de curta duração. O que isso significa? Que o paciente dormirá muito rapidamente, um sono profundo e reparador, mas de curta duração, não interferindo nos demais compromissos de seu dia.

Indicações para Endoscopia Digestiva Alta Diagnóstica

  • Sintomas de refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago (gastroesofágico).
  • Sinais e sintomas relacionados ao aparelho digestivo (dor abdominal, dificuldade para engolir, náuseas, vômitos e outros).
  • Sinais e sintomas relacionados ao aparelho respiratório que possam ser decorrentes de refluxo gastroesofágico (tosse, rouquidão e outros).
  • Sinais e sintomas inespecíficos de alerta (anemia, emagrecimento).
  • Pré-operatório de cirurgia bariátrica (tratamento da obesidade).
  • Seguimento de entidades pré-malignas (pólipos adenomatosos, esôfago de Barrett e outros).
  • Seguimento após cirurgia do estômago (gastrectomias).
  • Doenças do esôfago, estômago ou duodeno, diagnosticadas por outros métodos ou não, e que necessitem de biópsias para confirmação ou acompanhamento (úlcera, câncer e outros).
  • Pesquisa do Helicobacter pylori, quando indicado.
  • Investigação de varizes de esôfago em pacientes portadores de doenças do fígado (cirrose).
  • Investigação de sangramento do aparelho digestivo (hemorragia).

São consideradas indicações para endoscopia digestiva alta terapêutica, entre outras

Tratamento de varizes de esôfago e estômago (profilaxia ou em vigência do sangramento).
Retirada de pólipos do estômago (polipectomia).
Ressecção de câncer precoce (mucosectomia).
Dilatação de estenoses (estreitamentos) do esôfago, estômago ou duodeno.
Retiradas de corpos estranhos engolidos (moedas, espinhas de peixe e outros).
Tratamento da hemorragia (úlceras, varizes e outros).
Passagem de balão intragástrico para tratamento da obesidade.
Realização de gastrostomia endoscópica (colocação de sonda gástrica para alimentação).

BIÓPSIAS

Realizar biópsia é o ato de retirar uma ou mais amostras (pequenos pedaços) da lesão a ser avaliada microscopicamente pelo médico patologista. Esse procedimento pode ser feito para a confirmação do diagnóstico de tumores, processos inflamatórios, doenças pré-malignas e pesquisa da bactéria Helicobacter pylori.

PERGUNTAS FREQUENTES

Médicos gastroenterologistas e, preferencialmente, com título em Endoscopia ou certificado de área de atuação em Endoscopia Digestiva.

Sim, é importante que o paciente esteja acompanhado, pois a sedação o deixará impossibilitado de discernir determinadas atitudes ou se locomover sozinho. Além disso, é obrigatório que o paciente menor de 18 anos esteja acompanhado de um responsável.

É essencial manter um jejum absoluto de oito a doze horas antes do procedimento e assinar um termo de consentimento. Em alguns casos, o médico pode orientar o paciente a interromper o uso de medicamentos que diluem o sangue, como aspirinas, dias antes do exame.

Aqui você tem tecnologia, eficiência e um atendimento incomparável. Marque seu exame.