Centro de Motilidade Esofágica

Desde dezembro de 2020 a Angioskope está realizando os exames de pHmetria, pH-impedanciometria, manometria de alta resolução e manometria anorretal de alta resolução. ⠀

Todos os procedimentos são realizados em nosso day hospital, em São José dos Campos. Por serem indolores, não há necessidade de sedação nem de acompanhante. 

Conheça mais sobre os novos exames disponíveis: 

pHmetria esofágica

  • Pré-operatório de hérnia esofágica;
  • Avaliação do refluxo gastroesofágico como causa de tosse crônica ou rouquidão;
  • Avaliação da efetividade dos tratamentos clínico ou cirúrgico do refluxo.

O preparo do exame é simples e consiste em jejum de quatro horas antes da sua realização, além da suspensão de alguns medicamentos. A equipe da Angioskope orientará o paciente no momento da marcação do mesmo.

É aplicado um gel anestésico no local. Em seguida, é introduzido um fio fininho através de uma das narinas do paciente. O gel serve para lubrificar a narina para ajudar na introdução do fio. O paciente poderá sentir apenas um leve desconforto. 

Depois, será colocado um sensor no abdome do paciente, que seguirá com o mesmo para casa. Durante o período de 24 horas, o paciente deverá preencher um formulário informando o que sentiu durante o dia e registrar os horários de alimentação, o período que estiver deitado e quando estiver sentindo algo relacionado à causa do exame. A retirada do aparelho será realizada no dia seguinte na Angioskope. Um telefone de contato é fornecido para qualquer eventualidade. 

Durante as 24 horas seguintes com o sensor o paciente não poderá beber café puro, chá mate ou chá preto, refrigerante, bebida alcoólica ou outra bebida com gás. 

Pode-se ter um dia normal de atividades do dia a dia, passear e até trabalhar, dependendo da atividade exercida. No período do exame, não se deve praticar esportes.

É possível tomar uma ducha do umbigo para baixo, entretanto banho completo somente após retirar o aparelho, que não pode ser molhado. 

pH-impedanciometria esofágica

  • Esclarecimento do diagnóstico em pacientes com sintomas sugestivos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) que não apresentam esofagite à endoscopia e que tenham pHmetria esofágica normal;
  • Esclarecimento do diagnóstico em pacientes com sintomas atípicos e/ou supra-esofágicos (dor torácica, tosse crônica, pigarro persistente, rouquidão, sensação de bola parada na garganta e asma);
  • Esclarecimento do diagnóstico em pacientes com sintomas sugestivos de RGE, com suspeita de participação de refluxo não-ácido;
  • Sintomas pós-prandiais;
  • Pacientes em uso medicamentos bloqueadores H2: Cimetidina, Ranitidina, Famotidina e Nizatidina;
  • Pacientes em uso de medicamentos inibidores de bomba de prótons (IBP): Omeprazol, Lansoprazol, Pantoprazol, Rabeprazol e Esomezol;
  • Pacientes submetidos a gastrectomias;
  • Avaliação da eficácia do tratamento clínico ou cirúrgico da DRGE.

O preparo do exame é simples e consiste em jejum de seis horas antes da sua realização, além da suspensão de alguns medicamentos. A equipe da Angioskope orientará o paciente no momento da marcação do mesmo.

Antes de realizar esse exame é necessário passar pelo procedimento de Manometria Esofágica, que permitirá a localização dos esfíncteres inferior e superior do esôfago para posicionar corretamente o cateter para esse exame. 

A introdução do cateter é semelhante ao da pHmetria convencional, realizada com o paciente sentado e sem a necessidade de remoção de próteses dentárias.

O gel anestésico é inserido na narina que estiver mais desobstruída e na orofaringe. É solicitado ao paciente para inspirar o gel para lubrificar o trajeto a ser percorrido pelo cateter. Este procedimento pode trazer um certo desconforto ao paciente, mas sem dor. 

Após a introdução e fixação, o cateter é conectado a um aparelho portátil, que irá monitorar o pH do esôfago; Durante o período de 24 horas, o paciente deverá preencher um formulário informando o que sentiu durante o dia e registrar os horários de alimentação, o período que estiver deitado e quando estiver sentindo algo relacionado à causa do exame. A retirada do cateter será realizada no dia seguinte na Angioskope. 

É reservado em torno de uma hora para realizar todo o procedimento, podendo variar de acordo com cada paciente. Um telefone de contato é fornecido para qualquer eventualidade. 

Após a retirada do cateter o exame é transferido a um computador. Através da análise dos dados do diário e do gráfico da monitorização é elaborado o laudo onde são fornecidos os parâmetros de normalidade, os possíveis fatores de interferência e a interpretação dos dados obtidos.

Para esse exame, não é realizada sedação, portanto, não é necessário vir acompanhado. O paciente pode dirigir normalmente após o exame. 

Medicamentos tipo bloqueadores H2 e IBP, não devem ser suspensos, exceto por orientação do médico solicitante.

Manometria Esofágica de Alta Resolução

  • Pesquisa de doença do refluxo esofagiano;
  • Pré-operatório de cirurgia anti-refluxo e cirurgia bariátrica;
  • Disfagia (dificuldade de engolir) funcional ou pós operatória;
  • Investigação de dor torácica não cardíaca;
  • Investigação de doenças neuromusculares (esclerodermia);
  • Localização do esfíncter esofagiano inferior (uma espécie de válvula que fica no final do esôfago) para o correto posicionamento da sonda de pHmetria.

O preparo do exame é simples e consiste em jejum de quatro horas antes da sua realização, além da suspensão de alguns medicamentos. A equipe da Angioskope orientará o paciente no momento da marcação do mesmo.

Um gel anestésico será aplicado no local, que servirá de lubrificante para ajudar na introdução de uma sonda fininha em uma das narinas, o que pode provocar um leve desconforto no paciente. 

Durante a passagem da sonda o paciente sentirá a mesma passando por trás da garganta, como se estivesse engolindo um comprimido ou qualquer outro alimento. Isso é desconfortável, mas não dói. Será solicitado ao paciente a deglutição de pequenas quantidades de água oferecidas de forma intermitente (com intervalos). O exame dura cerca de 20 minutos, em ambiente ambulatorial, sem sedação. 

O paciente poderá retornar às suas atividades normais, inclusive trabalhar ou praticar esportes.

Manometria Anorretal de Alta Resolução

  • Constipação intestinal (dificuldade de defecar);
  • Incontinência fecal (perda involuntária de gases e/ou fezes).

Ao contrário de outros procedimentos da área, como a colonoscopia, para realização da manometria anorretal não é necessário que o paciente faça jejum ou uso de medicamentos laxantes.

O uso de medicamentos, em geral, também não interfere na realização do  procedimento. O paciente não precisa de acompanhamento, pois o exame dispensa a sedação. A equipe da Angioskope orientará melhor o paciente no momento da marcação do mesmo.

O exame é realizado com uma sonda maleável introduzida no ânus do paciente, o que possibilita o registro com elevada precisão e praticidade. 

O paciente permanece deitado de lado, com a realização de diversas manobras e aferições, conduzidas pelo examinador e explicadas ao paciente durante o exame. O registro gráfico é acrescentado ao laudo, assim como aferições objetivas e impressões subjetivas, que são posteriormente descritas.

É solicitado que o paciente faça movimentos de contração anal para que os sensores do cateter registrem as variações de pressão. O exame demora em torno de 20 minutos.

O paciente poderá retornar às suas atividades normais, inclusive trabalhar ou praticar esportes.

Agende agora mesmo os seus exames!