O risco de ganhar peso para conseguir uma cirurgia bariátrica
Em alguns casos, pacientes relatam terem sido orientados a ganhar ainda mais peso para atingir o índice exigido para a cirurgia bariátrica. Essa prática, além de controversa, pode trazer sérios riscos à saúde.
Por que isso acontece?
Determinados critérios médicos utilizam o Índice de Massa Corporal (IMC) como parâmetro para indicar a cirurgia bariátrica. Quando o paciente não atinge o número exigido, alguns profissionais chegam a sugerir que ele aumente de peso para se enquadrar nos critérios.
Os riscos dessa conduta
- Essa orientação pode representar um grande perigo. Pedir que alguém ganhe peso de propósito significa expor o paciente a uma série de riscos, como:
- Agravamento de comorbidades já existentes, como diabetes, hipertensão e dores articulares.
- Maior risco cardiovascular, pela sobrecarga causada pelo aumento do peso.
- Possibilidade de surgimento de novas doenças ligadas à obesidade.
Ou seja, em vez de proteger, essa conduta pode intensificar problemas de saúde que já existem ou até gerar novas condições clínicas.
É preciso repensar as alternativas
A obesidade deve ser tratada com responsabilidade e segurança, e não com medidas que aumentem ainda mais a vulnerabilidade do paciente. Hoje existem alternativas menos invasivas, como o balão intragástrico e a endossutura gástrica, que permitem tratar a obesidade antes de recorrer a uma cirurgia bariátrica definitiva.
👉 Para entender melhor essa questão, assista ao vídeo completo com a Dra. Carol em nosso canal do YouTube:







