O QUE É ENDOSCOPIA?
A endoscopia digestiva alta (E.D.A.), também conhecida somente como endoscopia, é o exame onde se promove a avaliação sob visão direta do esôfago, estômago e duodeno (habitualmente até a segunda porção duodenal, a qual é a primeira parte do intestino delgado). É inicialmente um exame diagnóstico. Porém, com o aperfeiçoamento da técnica, a evolução dos equipamentos e o desenvolvimento de novos acessórios, a endoscopia digestiva passou a ser um procedimento terapêutico, permitindo o tratamento de muitas anormalidades.
Através da endoscopia digestiva alta pode-se diagnosticar as esofagites, as gastrites, as úlceras, a hérnia de hiato, os pólipos, os tumores e outras doenças do aparelho digestivo.
SEDAÇÃO
A endoscopia é realizada sob sedação (com o auxilio do médico anestesista, se necessário) para proporcionar um maior conforto durante o procedimento e facilitar a aderência do paciente aos exames futuros. As medicações utilizadas atualmente para a sedação em exames endoscópicos são muito seguras e praticamente sem efeitos colaterais ao término do exame.
Na ANGIOSKOPE utilizamos medicação de início de ação rápido e de curta duração. O que isso significa? Que o paciente dormirá muito rapidamente, um sono profundo e reparador, mas de curta duração, não interferindo nos demais compromissos de seu dia.