
Além disso, há evidências de que a microbiota intestinal muda, se adapta e altera a eficiência metabólica depois da cirurgia.
Gastrite significa literalmente inflamação do estômago. Esse termo foi utilizado pela primeira vez em 1728 e é utilizado até os dias atuais.
As gastrites são divididas didaticamente em três categorias:
Aguda aparece quando há um agente infeccioso como efeito causador, chamando-a de gastrite bacteriana, viral, parasitária, fúngica ou associada ao Helicobacter pylori. Ressalta-se que esses achados de gastrites são pouco freqüentes.
Ainda como forma aguda, existe a gastrite aguda erosiva ou hemorrágica, que geralmente está relacionada com o uso de alguns medicamentos, como os antiinflamatórios.
Crônica envolve basicamente a associação com o Helicobacter pylori, sendo essa uma doença muito comum e de distribuição mundial. Esse tipo de gastrite pode ser evidenciada durante a endoscopia, no entanto, sua confirmação se fará somente após a biópsia do estômago e o exame anatomopatológico (microscópico).
Em relação as formas especiais das gastrites, sabe-se que são infrequentes e de diagnóstico mais complexo. Alguns exemplos de formas especiais de gastrites, são as gastrites linfocíticas, gastrites eosinofílicas, gastrites granulomatosas e outras.
Habitualmente, os pacientes apresentam dor abdominal que pode lembrar “queimação” ou um “peso” na região do estômago. Podem vir acompanhados da sensação de “estômago cheio”, distensão abdominal e as vezes náuseas e vômitos. Esses sintomas podem estar relacionados com a dieta ou não.
A endoscopia digestiva alta tem o papel de investigar o motivo dos sintomas apresentados pelo paciente e tentar fazer o diagnóstico da doença causadora deles. Um motivo muito importante para se solicitar a endoscopia nesses casos é afastar outras doenças que poderiam acarretar tais sintomas, como o linfoma gástrico, a úlcera do estômago ou do duodeno, e até mesmo o câncer de estômago.
Através da endoscopia pode-se avaliar a mucosa gástrica (revestimento interno do estômago). Alguns achados endoscópicos são bem características das gastrites e outros achados podem ser sugestivos dela.
Outro fator importante para se realizar o exame endoscópico na suspeita das gastrites é realizar biópsias da mucosa para exame anatomopatológico (microscópico) com o intuito de se confirmar a gastrite e realizar a pesquisa da bactéria H. Pylori.
Por fim, a endoscopia tem papel fundamental no tratamento, pois ela ajudará o médico assistente a fechar o diagnóstico do paciente e tratá-lo de forma específica.

Além disso, há evidências de que a microbiota intestinal muda, se adapta e altera a eficiência metabólica depois da cirurgia.

O reganho de peso após a bariátrica não é culpa do paciente — é consequência natural de adaptações hormonais e...

A mudança de estilo de vida melhora saúde, disposição, energia e longevidade — e deve estar presente em qualquer tratamento....

A obesidade precisa ser tratada como qualquer outra doença crônica: com acompanhamento permanente e intervenções periódicas quando necessário.

O tratamento da obesidade é um processo profundo, contínuo e personalizado. Não existe fórmula universal. Não existe uma única abordagem....

O sleeve pode ter uma evolução nutricional mais simples do que outras técnicas, mas todas as cirurgias bariátricas dependem profundamente...

O SUS tem potencial e, em muitos lugares, oferece acompanhamento exemplar. Mas ainda existe desigualdade no acesso e na continuidade...

As decisões sobre obesidade não são lineares: envolvem comportamento, emoção, tecnologia, elegibilidade e desejo do paciente. A medicina moderna oferece...

As novas diretrizes reforçam um ponto fundamental: o foco deve estar sempre em oferecer ao paciente alternativas seguras, eficazes e...

A Angioskope atua desde 2008, e é uma clínica de referência internacional, dedicada a oferecer diagnósticos e tratamentos nas áreas da endoscopia digestiva, tratamentos não invasivos da obesidade, angiologia, vascular e tratamento não invasivos de varizes e doença hemorroidária.
Nossa missão é proporcionar agilidade, respeito e modernidade em todos os nossos serviços.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
Rua Cel. João Cursino, 233 – Vila Ema, São José dos Campos/SP.
(12) 3941-5107
(12) 3941-5452
(12) 3941-5462
(12) 99168-0407

Helicobacter Pylori (H. Pylori)Fale Conosco
