O que são Varizes

As varizes são veias superficiais dilatadas, tortuosas e alongadas com tons entre o arroxeado e o azulado, que acometem os membros inferiores. São mais comuns em mulheres na proporção de 4 para 1 homem.

Por que surgem as varizes?

Elas se formam em por causa do enfraquecimento do sistema de válvulas que possuímos nas veias das pernas que tem a finalidade de impedir que o sangue sempre desça para os pés pela ação da gravidade.

Quando estas válvulas não funcionam, o sangue não circula como deveria e acumula nas pernas, causando inchaço, sensação de peso e dilatação das veias.

Varizes afetam autoestima

Pois bem, tratar varizes é um assunto sério e precisa de cuidados médicos e muitas vezes, de cirurgia ou de tratamentos mais invasivos. 

É muito comum nossas pacientes se queixarem do impacto negativo em sua autoestima por causa das varizes, como por exemplo, evitar roupas curtas, não frequentar praias e locais com piscinas além de sofrerem com dores, inchaços e cansaço. 

CUIDE DAS SUAS VARIZES

Estética Vascular

A estética vem conquistando cada vez mais espaço dentro das áreas de Angiologia e Cirurgia Vascular, complementando os cuidados com a saúde vascular. Além de melhorar a aparência, a estética vascular também traz benefícios para a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes.

Varizes Sintomáticas

Nas fases iniciais, a doença venosa se manifesta de forma mais sutil, muitas vezes assintomática ou associada a poucos sintomas (sintomáticas) e, por isso mesmo, sendo subestimadas ou entendidas como um problema puramente estético, o que é um grande e perigoso equívoco.

Insuficiência Arterial 

As varizes que comumente afetam as pernas são muito conhecidas e normalmente dispensam qualquer apresentação. Entretanto, elas são apenas uma parte, uma etapa de uma doença muito mais complexa: a Insuficiência Venosa Crônica (IVC) que acomete grande parte da população mundial.

Cirurgia sem internação

Agora na Angioskope oferecemos a possibilidade de fazer sua cirurgia de varizes sem internação hospitalar. Graças às novas tecnologias e técnicas para o tratamento das varizes, a necessidade de internação hospitalar, raquianestesia, incisões e repouso prolongado vão se tornando cada vez menos frequentes.

Laser Endovenoso

A EVLT (laser) é um procedimento de consultório que normalmente pode ser concluído dentro de 60 minutos. É utilizada anestesia local, e isso permite que os pacientes permaneçam acordados e imediatamente comecem a andar após o procedimento. O tratamento com laser endovenoso está rapidamente se tornando o padrão-ouro no tratamento de varizes.

Microespuma

A microespuma é uma técnica para a esclerose (secagem) que pode atingir desde microvarizes até varizes de grande calibre. Vem ganhando cada vez mais espaço no meio médico devido aos resultados alcançados no tratamento da insuficiência venosa crônica.

PERGUNTAS FREQUENTES

As varizes mais simples e fáceis de serem tratadas são os vasinhos. Com a complicação da situação das veias, pode haver inchaço das pernas e pés, dor e desconforto. Caso esta situação se prolongue por muitos anos sem tratamento, podem aparecer manchas na pele, chamadas de dermatite ocre, que acontece entre 2% e 3% dos pacientes.

Em seguida, a forma mais grave de varizes é quando surgem úlceras, que são feridas na pele. Comum em indivíduos de idade mais avançada, este tipo demanda um tratamento mais difícil para eliminar a dor e as possíveis infecções. Por essa razão é tão importante o tratamento desde cedo. 

Para saber mais, assista ao vídeo: 

https://youtu.be/vvhOvPSn1Fk

Como já listamos acima, as principais causas do surgimento das varizes são genética, questões hormonais, gestação, ganho de peso, sedentarismo e tabagismo. 

Se quiser saber mais sobre os sintomas e os tratamentos, assista ao vídeo: 

https://youtu.be/RYE23XqzOi8

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, são registrados entre 2,5 e 3 casos de mulher com varizes para cada homem com a doença. O motivo são os hormônios femininos que diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos. 

Por isso, reposição hormonal e o uso de métodos anticoncepcionais podem ajudar com que as varizes apareçam antes da hora. Pela mesma razão, durante a gravidez, as chances também crescem e, aumentam a cada nova gestação.

Para saber mais sobre o tema, assista ao vídeo: 

https://youtu.be/0Fhl6Uwbztc 

Aqui você tem tecnologia, eficiência e um atendimento incomparável. Marque sua consulta.