O que é Sleeve ou gastroplastia vertical?

Gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica) que tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado. É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos. O Brasil é o 2.º colocado em número absoluto de cirurgias bariátricas, com 60 mil por ano, ficando atrás apenas dos EUA, onde são realizadas 300 mil.

PERGUNTAS FREQUENTES

Uma Gastroplastia Endoscópica é um procedimento redução de estômago minimamente invasivo. É um procedimento de perda de peso oferecido aos pacientes que são candidatos a um procedimento bariátrico ou contraindicado a uma cirurgia bariátrica.

Usando um dispositivo endoscópico de sutura, o endoscopista reduz o volume do estômago, resultando em forma de um tubo gástrico. O paciente é colocado sob anestesia geral e o médico inicia uma endoscopia. As suturas são inseridas em um padrão específico da parte distal do estômago (antro) até o fundo gástrico.

Para estar apto ao procedimento, o paciente deve apresentar o IMC mínimo de 30 (obesidade grau I), não havendo limite máximo de IMC. Portanto, o procedimento está indicado para todos os graus de obesidade (I, II e III). Está indicado também para pacientes que já realizaram cirurgia bariátrica no passado e voltaram a ganhar peso (reganho de pelo menos 10% do peso mínimo alcançado após a cirurgia bariátrica).

MARQUE SUA AVALIAÇÃO GRÁTIS

Atenção: a avaliação é feita com uma coaching e não é uma consulta médica. Nesta avaliação você entenderá melhor sobre nossos métodos e nós saberemos sobre suas metas e expectativas.