LASER ENDOVENOSO (EVLT) NO TRATAMENTO DE VARIZES

Como é realizado o tratamento EVLT?

As varizes de membros inferiores são caracterizadas pela dilatação das veias e perda parcial ou total de sua função, que seria promover o retorno do sangue das pernas ao coração. Esse problema atinge grande parcela da população em algum momento de suas vidas, tendo uma prevalência maior ainda em mulheres.

Além das queixas estéticas, muitos pacientes relatam sintomas associados como dor, sensação de peso nas pernas, inchaço, manchas na pele, coceira e cãibras. Após uma investigação clínica e ultrassonográfica específica, descobre-se que uma porcentagem desses pacientes apresentam também um comprometimento (refluxo) da veia safena, o que contribui para a piora dos sinais e sintomas.

Essa situação normalmente exige a intervenção cirúrgica na veia safena, onde ela pode ser extraída ( técnica convencional) ou submetida a uma termoablação (laser endovenoso)- o tema desse post. O tratamento da safena com o laser endovenoso (EVLT) é realizado através da punção ecoguiada dessa veia com uma agulha própria, por onde se introduz a fibra laser no segmento ao qual se deseja tratar.

O laser causa uma lesão térmica por dentro da veia safena, levando à sua oclusão e consequente eliminação do refluxo. Com o aperfeiçoamento dos tipos de fibras e dos comprimentos de onda do laser, hoje o EVLT já apresenta o maior grau de recomendação e nível de evidência para o tratamento da veia safena (consenso pelas sociedades internacionais de cirurgia vascular).

Logicamente a indicação do EVLT deve basear-se na história clínica (anamnese e exame físico detalhados), exame ultrassonográfico (ecodoppler venoso colorido) e na experiência de cada cirurgião vascular com a técnica, não sendo indicada necessariamente para todos os casos.

PERGUNTAS FREQUENTES

• Menor chance de complicações pós-operatórias (lesão de nervo, lesão linfática)
• Menos dor no pós-operatório
• Menos hematomas e menos inchaço pós operatório
•Recuperação mais precoce, permitindo retorno às atividades em 3- 5 dias
• Ausência de suturas, cicatrizes (preocupação estética)
• Eesultados a médio e longo prazo no mínimo equivalentes à cirurgia convencional
• Procedimento seguro (guiado por ultrassom do início ao fim)

AQUI VOCÊ TEM TECNOLOGIA, EFICIÊNCIA E UM ATENDIMENTO INCOMPARÁVEL. MARQUE SUA CONSULTA.