Helicobacter Pylori

O H. pylori é uma bactéria (bacilo Gram-negativo) que tem a capacidade de colonizar o estômago e ficar localizada dentro da camada de muco situada na superfície gástrica.

É uma das infecções mais comuns do mundo, estimando-se que possa afetar quase metade da população mundial. Geralmente é encontrada em países ou regiões subdesenvolvidas ou em desenvolvimento, porém áreas desenvolvidas também apresentam infecções por essa bactéria.

Como é a transmissão do Helicobacter pylori?

A transmissão é basicamente oral/fecal, mas a transmissão oral/oral também pode ocorrer.

O Helicobacter pylori está relacionado com muitas doenças do aparelho digestivo, como as gastrites, as úlceras e alguns tumores do estômago. Atualmente há um consenso mundial que preconiza a pesquisa dessa bactéria em casos específicos ou a critério médico.

Como é feito o diagnóstico do Helicobacter pylori?

A pesquisa pode ser feita pela endoscopia digestiva alta através de biópsias da camada mais interna (mucosa) do estômago. Existe outro método para a pesquisa dessa bactéria através de um teste respiratório, porém não tão difundido quanto o método endoscópico.

Com grande freqüência nos consultórios de cirurgiões, gastroenterologistas, endoscopistas e clínicos gerais, surgem pacientes questionando a necessidade do tratamento para a erradicação do Helicobacter pylori.

Qual o tratamento para o Helicobacter pylori?

Para o tratamento dessa bactéria, assim como para sua pesquisa, existe um consenso com indicações precisas para cada caso. No entanto, o paciente bem como seus exames deve ser avaliado, para que o consenso possa ser aplicado e o paciente submetido ao tratamento (medicações) somente se necessário.

Competência, confiança e tecnologia a favor da sua saúde. Tratamentos para obesidade, angiologia e exames.