Carregando...

Gastroplastia Endoscópica – Apollo Overstitch

A Angioskope tem o prazer de anunciar a chegada deste moderníssimo dispositivo ao Brasil: O Apollo Oversticth.

REDUÇÃO DE ESTÔMAGO POR GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA – COMO FUNCIONA?
Ele é um aparelho que, acoplado à ponta do endoscópio, permite a realização de sutura (dar pontos) endoscópica “full thickness” (que pega toda a parede do estômago), tudo por ENDOSCOPIA, sem cortes, sem cirurgia, com muito mais segurança, e com alta no mesmo dia.

Este procedimento é indicado para quem tem IMC acima de 30 (Obesidade grau I), é uma “cirurgia bariátrica” tipo Sleeve por endoscopia. Nesta modalidade, o estômago tem o seu volume significativamente diminuído (são dados pontos no estômago por dentro, fazendo com que ele “murche”. Ele adquire a forma de um tubo, fica tunelizado, comportando uma quantidade de comida infinitamente menor).
O procedimento é realizado integralmente por endoscopia, sem cortes, com recuperação imediata e alta no mesmo dia.

O procedimento geralmente tem durabilidade média de 45 a 90 minutos. É realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral administrada por um anestesiologista. O controle pós procedimento do paciente é mantido em regime hospitalar por 12 a 24 horas, com início à dieta líquida progressiva. O tratamento é mantido inicialmente com anti-ácidos, analgésicos e anti-eméticos na demanda necessária durante a primeira semana.

O procedimento da Gastroplastia Endoscópica é semelhante à cirurgia de Sleeve gástrico, mas é uma opção não cirúrgica. Todo o procedimento é feito através da boca para que não haja incisões necessárias. O procedimento reduz o tamanho do estômago em três vezes o tamanho de sua capacidade original. Um benefício em comparação com a cirurgia é ser um procedimento reversível. Além disso, pode ser refeito caso o paciente necessite de novo redimensionamento do seu estômago. É preferido por alguns pacientes que são contraindicados para a Cirurgia Bariátrica, ou optam por não a fazer.

GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA TIPO SLEEVE EM VÍDEO MÉTODO APOLLO OVERSTITCH

Uso na revisão de cirurgias bariátricas antigas: Procedimento indicado para quem já realizou cirurgia bariátrica (não importa qual) e voltou a ganhar peso. Com o aparelho, podemos diminuir ainda mais o tamanho do estômago remanescente e/ ou da anastomose (ligação do estômago com o intestino). Se aplica a todas as modalidades de cirurgia, como o Bypass, Y de Roux, Capella, Sleeve, Scopinaro, etc…

Dúvidas:

1- O que é Gastroplastia Endoscópica tipo Sleeve?
Uma Gastroplastia Endoscópica é um procedimento redução de estômago minimamente invasivo. É um procedimento de perda de peso oferecido aos pacientes que são candidatos a um procedimento bariátrico ou contraindicado a uma cirurgia bariátrica.

2- O que acontece durante o procedimento?
Usando um dispositivo endoscópico de sutura, o endoscopista reduz o volume do estômago, resultando em forma de um tubo gástrico. O paciente é colocado sob anestesia geral e o médico inicia uma endoscopia. As suturas são inseridas em um padrão específico da parte distal do estômago (antro) até o fundo gástrico.

3- Quem pode se qualificar para uma Gastroplastia endoscópica?
Para estar apto ao procedimento, o paciente deve apresentar o IMC mínimo de 30 (obesidade grau I), não havendo limite máximo de IMC. Portanto, o procedimento está indicado para todos os graus de obesidade (I, II e III). Está indicado também para pacientes que já realizaram cirurgia bariátrica no passado e voltaram a ganhar peso (reganho de pelo menos 10% do peso mínimo alcançado após a cirurgia bariátrica).

4- Uso na revisão por falha de Cirurgia Bariátrica tipo Bypass (Fobi-Capela) após Reganho de Peso.
Você já realizou a Cirurgia Bariátrica tipo Bypass (Fobi Capela) e apresentou reganho ou parada precoce de perda de peso? Considere a Sutura Endoscópica pelo Sistema Overstitch como revisão cirúrgica por endoscopia.

5- O que é a Cirurgia do Bypass Gástrico.
O procedimento cirúrgico para obesidade mais popular e eficaz existente é a Cirurgia do Bypass Gástrico, sendo ao mesmo tempo um processo restritivo, através da criação de uma pequena bolsa gástrica, e uma reconstrução de má absorção por meio da criação de um desvio intestinal.
Assim como qualquer outro método cirúrgico bariátrico, este procedimento falhará em 20 a 35% dos pacientes por uma variedade de razões que são provavelmente multifatoriais, dentre elas a não adesão à mudança do estilo de vida saudável.

6- Por que o Bypass gástrico às vezes falha?
A falta de resposta ao Bypass gástrico como cirurgia anti-obesidade, é muitas vezes referido a reincidência de bypass como pós-gástrica.
A recuperação do peso após bypass gástrico pode muito bem-estar relacionado a maus hábitos alimentares psíquicos, como também comportamentais. No entanto, muitos estudos clínicos científicos têm demonstrado que a bolsa do estômago (pouch gástrico) feita menor pela cirurgia pode gradualmente esticar e alargar, assim como a abertura (anastomose) entre o novo estômago e o intestino, fazendo com que o paciente perca a sensação de plenitude e comece a comer mais. Como resultado disso, os pacientes podem recuperar peso progressivamente.
Também tem sido demonstrado que quando o cirurgião opta por uma nova cirurgia (revisão cirúrgica), os resultados têm sido indesejáveis por causa dos riscos inerentes ao ato cirúrgico e à alta possibilidade de complicações após o procedimento. Esta observação levou à criação de procedimentos endoscópicos sem corte, cirurgias endoscópicas ou endolumenais, com o objetivo de reduzir o diâmetro da bolsa e anastomose, restaurando-os ao seu tamanho anterior no pós-operatório do primeiro procedimento. Trata-se da recuperação dos resultados anatômicos da primeira cirurgia através de um método menos invasivo e sem cortes.

7- O que pode ser feito – Sutura Endoscópica Overstitch.
A Angioskope oferece aos pacientes previamente qualificados um procedimento de Revisão Cirúrgica Endoscópica pós Cirurgia Bariátrica tipo By pass. Trata-se de um procedimento sem cortes, minimamente invasivo, com sua eficácia comprovada através de diversos estudos científicos multinacionais, através de sutura endoscópica pelo Sistema Overstitch, para reduzir o tamanho de uma saída (anastomose) alargada para as proporções ideais que são alcançadas pela cirurgia primária original.
Este procedimento é realizado usando um endoscópio flexível e dispositivos especializados que permitem suturas capazes de reduzir orifícios e o volume gástrico. Os dispositivos são inseridos através da boca para a bolsa do estômago da mesma maneira que um endoscópio padrão. As suturas são então colocadas em torno da passagem entre o estômago e o intestino, para fins de redução do diâmetro, tipicamente de um estado alargado após maus hábitos alimentares até o diâmetro ideal pós-bariátrico primário. A mesma técnica pode depois ser utilizada para colocar suturas adicionais na bolsa do estômago para reduzir a sua capacidade de volume.

Há grande possibilidade de que seu difícil controle do peso como também o reganho após a cirurgia de Bypass Gástrico, esteja relacionado à expansão ou alongamento da ligação entre a bolsa do estômago e do intestino. Através de uma Endoscopia Digestiva Alta simples, podemos realizar esse diagnóstico e indicar caso a caso, a melhor abordagem para corrigir o problema encontrado.
Evidentemente, a equipe multidisciplinar estará presente para realizar todo o trabalho de mudança do estilo de vida que não foi alcançado com o primeiro procedimento realizado, bem como um estreito acompanhamento com o seu médico assistente.

8- Benefícios do Procedimento Endoscópico na Redução de Estômago.
Cicatrizes e aderências do procedimento inicial gerados pelo Bypass Gástrico muitas vezes fazem a cirurgia de revisão aberta ou laparoscópica muito desafiadora, e às vezes até impossível. A cirurgia de revisão abdominal demora mais do que a cirurgia original e pacientes são três vezes mais propensos a desenvolver complicações graves.
Tendo uma revisão através do procedimento endoscópico, diminui-se os riscos do paciente, quando comparado com a cirurgia de revisão abdominal aberta. Além disso, os pacientes sentem menos dor e desconforto, a recuperação é em via de regra mais rápida, e não tem cicatriz abdominal. Tipicamente, os pacientes vão para casa no mesmo dia, mas a alta de cada paciente varia de acordo com a recomendação do médico de acordo com cada avaliação individual.

9- Efeitos colaterais e complicações dos Procedimentos Endoscópicos.
Prevê-se que os pacientes irão sentir pouco ou nenhum desconforto do procedimento endoscópico. Menores efeitos colaterais podem incluir dor de gás por distensão abdominal, náuseas, dor de garganta, assim como possíveis sangramentos que em sua maioria são autolimitados. Mesmo assim, orientamos que tire todas as dúvidas com seu médico assistente para possíveis complicações inerentes a cada procedimento.

10- Processo de recuperação do Procedimento Endoscópico para Redução de Estômago.
Os pacientes tipicamente irão retornar à sua rotina normal dentro de 72 horas. Após o procedimento de reparação endoscópica, os pacientes devem seguir uma dieta individualizada previamente estipulada pela equipe de Nutrição, assim como exercício físico 10 a 15 dias após o exame.

11- O procedimento é coberto pelo plano de saúde?
Por se tratar de um procedimento alternativo à Cirurgia Bariátrica convencional, vai sempre depender do tipo de plano do paciente. Para mais informações, entre em contato conosco pela central de atendimento e agende sua próxima consulta.

12- Revisão por falha de Cirurgia Bariátrica tipo Sleeve (Gastrectomia Vertical) após Reganho de Peso.
Você já realizou a Cirurgia Bariátrica tipo Sleeve (Gastrectomia Vertical) e apresentou reganho ou parada precoce de perda de peso? Considere a Sutura Endoscópica pelo Sistema Overstitch como revisão cirúrgica por endoscopia.

13- O que é a Cirurgia tipo Sleeve – Gastrectomia Vertical.
O procedimento cirúrgico convencional para obesidade que mais cresce no mundo é a Técnica do Sleeve, sendo um processo restritivo, através da redução por retirada cirúrgica de grande parte do estômago, formado principalmente pela grande curvatura, que forma a maior porção de reserva gástrica para a comida.
Assim como qualquer outro método cirúrgico bariátrico, este procedimento falhará em 20 a 35% dos pacientes por uma variedade de razões que são provavelmente multifatoriais, dentre elas a não adesão à mudança do estilo de vida saudável.
A gastrectomia vertical cirúrgica é um procedimento irreversível. Portanto, uma vez realizada, o paciente deverá conviver o resto da vida com a restrição do órgão e as consequências de sua ausência.
Porém, a partir do 6° ao 12° mês, o estômago pode dilatar-se e a ingesta alimentar pode ser menos restringida, permitindo o estômago operado voltar a ingerir quantias alimentares maiores, aumentando assim o tamanho do prato novamente.

14- Por que o Sleeve Cirúrgico às vezes falha?
A falta de resposta à técnica do Sleeve Cirúrgico como cirurgia anti-obesidade é muitas vezes referida como reganho de peso pós-cirurgia bariátrica.
A recuperação do peso pós cirúrgicos pode muito bem-estar relacionado a maus hábitos alimentares psíquicos, como também comportamentais. No entanto, muitos estudos clínicos científicos têm demonstrado que a porção remanescente do estômago feita menor pela cirurgia pode gradualmente esticar e alargar, fazendo com que o paciente perca a sensação de plenitude e comece a comer mais. Como resultado disso, os pacientes podem recuperar peso progressivamente.
Esta observação levou à criação de procedimentos endoscópicos sem corte, cirurgias endoscópicas ou endolumenais, com o objetivo de reduzir o diâmetro da porção remanescente do estômago, restaurando-a ao seu tamanho anterior no pós-operatório do primeiro procedimento. Trata-se da recuperação dos resultados anatômicos da primeira cirurgia através de um método menos invasivo endoscópico e sem cortes.

15- O que pode ser feito – Sutura Endoscópica Overstitch.
A Angioskope oferece aos pacientes previamente qualificados um procedimento de Revisão Cirúrgica Endoscópica pós Cirurgia Bariátrica tipo Sleeve (Gastrectomia Vertical). Trata-se de um procedimento sem cortes, minimanente invasivo, com sua eficácia comprovada através de diversos estudos científicos internacionais e agora também nacionais, através de sutura endoscópica pelo Sistema Overstitch, para reduzir o tamanho do estômago operado para as proporções ideais que são alcançadas pela cirurgia primária original.
Este procedimento é realizado usando um endoscópio flexível e dispositivos especializados que permitem suturas capazes de reduzir orifícios e o volume gástrico. Os dispositivos são inseridos através da boca para a bolsa do estômago da mesma maneira que um endoscópio padrão. As suturas são então colocadas ao longo do estômago remanescente, para fins de redução do diâmetro e volume total, tipicamente de um estado alargado após maus hábitos alimentares até o diâmetro e volume ideal pós-bariátrico primário.

Através de uma Endoscopia Digestiva Alta simples, podemos realizar esse diagnóstico e indicar caso a caso, a melhor abordagem para corrigir o problema encontrado.

Evidentemente, a equipe multidisciplinar estará presente para realizar todo o trabalho de mudança do estilo de vida que não foi alcançado com o primeiro procedimento realizado, bem como um estreito acompanhamento com o seu médico assistente.

16- O que eu vou sentir depois?
Após o procedimento, o paciente pode apresentar um pouco de dor abdominal, sensação de gases e enjôos/ vômitos, porém os sintomas desaparecem em 24 horas.

17- Qual a estimativa de perda de peso?
Espera-se uma perda de 20 a 30% do peso inicial em média, e o que é melhor, os resultados são duradouros, pois o estômago fica definitivamente pequeno.


Quer saber mais?
Clique em uma de nossas redes sociais


31 comentários

  • Marcello

    em

    Boa noite, vcs já fazem este procedimento? Se sim, qual o valor?
    Obrigado

    Resposta

    • Angioskope

      em

      Olá Marcello!
      Sim, já estamos realizando o procedimento, agende uma consulta cortesia para avaliação e fique a vontade em tirar as dúvidas.

      Resposta

    • Tânia Landolpho Repulho

      em

      Por favor! Quero saber sobre a avaliação cortesia e preço da cirurgia. Obrigada

      Resposta

  • Adriana

    em

    Qual valor e forma de pgto para cirurgia gastroplastia endoscópica

    Resposta

    • Angioskope

      em

      Olá Adriana!
      Como, infelizmente o procedimento não é coberto por nenhum plano de saúde, trabalhamos com o parcelamento em até 10 vezes no cartão de crédito. Sugerimos que agende uma consulta cortesia para avaliação e poder tirar todas as suas dúvidas!

      Resposta

    • Fabiola

      em

      Boa noite. Gostaria de saber o valor da cirurgia?

      Resposta

      • Angioskope

        em

        Olá!
        Tudo foi encaminhado diretamente pata seu e-mail Fabiola.

        Resposta

  • Mara

    em

    A partir de qual idade e permitido fazer a gastroplastia endoscópica?

    Resposta

    • Angioskope

      em

      Olá Nara, A partir de 18 anos de idade.

      Resposta

  • Mara

    em

    Quem já fez abnoplastia pode fazer gastroplastia endoscópica?

    Resposta

    • Angioskope

      em

      Olá!
      Sim, não temos contra indicação para quem já realizou abdominoplastia. Mas,nossa consulta é cortesia com a Coaching Psicológica , para que o paciente fique a vontade para tirar as dúvidas acerca do método

      Resposta

  • Esther vila real

    em

    Gostaria de informaçoes sobre endoscopia sleeve gastrica por favor?preço e guais sao os riscos ?quantos dias tenho que tirar livre do trabalho para fazer o procedimento.

    Resposta

    • Angioskope

      em

      Olá Esther,
      Os valores foram encaminhados ao e-mail. Nossa consulta é cortesia com a Coaching Psicológica , para que o paciente fique a vontade para tirar as dúvidas acerca do método

      Resposta

  • Elen Figueiredo

    em

    Boa tarde!
    Tenho interesse em realizar a gastroplastia endoscópica (Apollo)
    Qual o valor do procedimento?
    Exames necessários?
    Tenho 50 anos, IMC 35,7, não diabética, não hipertensa.
    Aguardo contato
    Grata

    Resposta

    • Angioskope

      em

      Elen, todas as informações foram enviadas ao seu e-amil.

      Resposta

  • Mara

    em

    Oi, gostaria de saber o valor da cirurgia?

    Resposta

  • Antonele Marmo

    em

    Gostaria de informações sobre o procedimento da bariátrica por endoscopia referente ao procedimento e media de valor aguardo por email .
    obrigado

    Resposta

  • Francine

    em

    Olá gostaria de saber sobre valores…

    Resposta

  • Ana Medeiros

    em

    Meu IMC é 31, gostaria de saber se me enquadro na cirurgia, pois gostaria de fazer ,pois tenho, tentando emagrecer de várias formas a mas de 15 anos ,com dietas sopas saladas e remédio é nada de emagrecer qd, emagreço dois a cinco kilos volta o dobro.,E qual o preço desta cirurgia, obrigada .

    Resposta

  • MICHELLE DANTAS CORREA

    em

    Bom dia, tenho interesse em fazer a gastroplastia endoscópica, já fiz bariátrica há 14 anos, e tive reganho de peso, pode por gentileza passar uma base de valor para o meu email e procedimentos.
    Fico no aguardo

    Resposta

  • Jorge Delamar Pegneau

    em

    Boa tarde ! Tenho 67 anos obesidade mórbida e gostaria de fazer a cirurgia bariátrica via,endoscopia . Valor da cirurgia , tempo de recuperação e possibilidade de realiza lá devido a idade . Grato Jorge Delamar. E mail: jorgedelamar@gmail.com

    Resposta

  • Rita de cassia sousa

    em

    Ola boa noite sou Diabetica e meu imc esta entre 30 e 35 tenho 38 anos gostaria de saber se essa cirurgia eu posso fazer

    Resposta

  • Gostaria de saber o valor real , com hospital tudo ,pra ter ciência se posso ou não financiar , meu IMC 32 preciso ,deveria ser liberado pelos convênio ,se faz bem ao ser humano ,mas infelizmente dependemos de uma legislação mas ampla favorável,pra pessoas que precisam.

    Resposta

  • Marilia

    em

    Oi gostaria de saber o valor da cirurgia

    Resposta

  • Cristina

    em

    Gostaria de realizar a endosutura. Meu IMC atual é de 27,8, mas já usei o balão e, além de perder pouco peso com ele, reqdquiri muito rápido depois. Tenho colesterol alto.
    Qual estimativa de valor e formas de pagamento.

    Resposta

  • Cristina

    em

    Gostaria de realizar a endosutura. Meu IMC atual é de 27,8, mas já usei o balão e, além de perder pouco peso com ele, reqdquiri muito rápido depois. Tenho colesterol alto.
    Qual estimativa de valor e formas de pagamento?

    Resposta

  • Altamiro Ferreira

    em

    Bom dia,
    Tenho a síndrome metabólica e estou acima entorno de 20 kilos com 38 anos e gostaria de ver os custos totais para essa cirurgia gastroplastia e o tempo em média para ser realizado a cirurgia.
    Não sei se ajuda em caso de local para realização da cirurgia eu tenho o convênio Intermédica.
    Se possível encaixe tenho disponibilidade de passar em consulta ainda hj. Fico em São Paulo mas estou disposto a ir.
    Fico no aguardo.
    Obrigado

    Resposta

  • Sandro

    em

    Boa noite, gostaria de saber o valor do procedimento….

    Grato !

    Resposta

  • Alfredo

    em

    Olá
    Qual o valor total que vou gastar? Entre hospital e procedimento?

    Resposta

  • Lilia Raabe

    em

    Gostaria de informação sobre valor.l

    Resposta

  • Ana

    em

    Olá boa noite.
    Como consigo agendar a avaliação cortesia? Podem me enviar os valores no meu email? Obrigada!

    Resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *


angioskope-logo-branco-320x90

Profissionais médicos atuantes e técnicos auxiliares capacitados durante a realização dos procedimentos, bem como aparelhos de última geração também fazem parte do arsenal da clínica para trazer aos nossos clientes um atendimento compatível com aquilo que pregamos.

Facebook



Quer saber mais?
Acesse nossas redes sociais

Angioskope 2017. Todos os direitos reservados.