Carregando...

A colonoscopia também é uma endoscopia, no entanto, é o exame que promove a avaliação, sob visão direta, do reto, intestino grosso (cólon) e, na grande maioria dos casos o íleo terminal (parte final do intestino delgado).

Assim como a endoscopia digestiva alta, a colonoscopia é inicialmente um exame diagnóstico. Porém, com o aperfeiçoamento da técnica, a evolução dos equipamentos e o desenvolvimento de novos acessórios, passou a ser um procedimento terapêutico que permite o tratamento de muitas anormalidades, como retiradas de pólipos e de tumores precoces.

Durante a colonoscopia, pode-se diagnosticar os pólipos do cólon e do reto, os divertículos, os tumores, as angiodisplasias (mal-formações de vasos sanguíneos), as colites, como por exemplo a retocolite ulcerativa inespecífica e a doença de Crohn, entre outras.

A colonoscopia é um procedimento muito seguro. Estatisticamente, as complicações ocorrem em menos de 0,35% dos exames diagnósticos realizados.

Preparando para o Exame
O preparo para o exame de colonoscopia é uma etapa incômoda ao paciente, mas facilmente suportável e fundamental para a qualidade e sucesso do exame. O intuito do preparo do cólon é promover a “limpeza” do intestino grosso, através do aumento no número de evacuações. Esse preparo se inicia com uma dieta específica 48 horas antes do exame, seguida pela administração de comprimidos laxativos na véspera, e no dia do exame, a ingestão de uma substância líquida (lactulose), a qual promove o aumento no número das evacuações e a “limpeza” do intestino.

A lavagem intestinal é outro método que pode ser usado para promover a “limpeza” do intestino grosso. Todavia, é mais utilizada como complemento ao preparo por via oral, quando esse não é suficiente para a “limpeza” completa do intestino.

Existem algumas raras exceções onde o preparo de cólon deve ser feito sem comprimidos laxativos ou até mesmo sem o Manitol.

Sedação
A colonoscopia, igualmente a endoscopia digestiva alta, é realizada sob sedação – com o auxílio do médico anestesista quando necessário – para proporcionar um maior conforto durante o procedimento e facilitar a aderência do paciente aos exames futuros. Atualmente, as medicações utilizadas para a sedação em exames endoscópicos são muito seguras e com resultados muito satisfatórios.

Exame

Indicações para Colonoscopia Diagnóstica
Atualmente, a colonoscopia apresenta uma atuação terapêutica (tratamento direto de algumas doenças) satisfatória e muito segura, por ser minimamente invasiva e proporcionar ótimos resultados. Em alguns casos, a colonoscopia promove a cura de algumas doenças, evitando que a cirurgia convencional seja realizada.

São consideradas indicações para colonoscopia, entre outras:

Retirada de pólipos do cólon e do reto (polipectomias).
Retirada de tumores precoces (atingem somente a camada mais interna do intestino)
Hemostasias (parada de sangramentos).
Dilatação de estenoses (estreitamentos) do intestino grosso e reto.
Tratamento paliativo dos tumores avançados do cólon e reto.

Biópsias
Realizar biópsia é o ato de retirar uma ou mais amostras (pequenos pedaços) da lesão a ser avaliada microscopicamente pelo médico patologista. Esse procedimento pode ser feito para a confirmação do diagnóstico de tumores, processos inflamatórios, doenças pré-malignas e outras.

Preparo Véspera do exame

Clique aqui e baixe o arquivo de preparo:
Preparo para véspera e dia do exame.pdf (38 KB) Download
Dieta de baixo resíduo
Esta dieta deverá ser seguida desde o despertar do dia anterior do exame, ou seja, na sua véspera.

Café da Manhã:
01 copo de café preto ou chá, com açúcar ou adoçante.
01 copo de suco claro, como de laranja (coado), maçã, abacaxi, caju.
01 ovo mexido.
02 torradas com manteiga ou margarina. Se optar por geleia, esta não deve conter sementes.

Lanche da Manhã:
01 copo de suco claro, como de laranja (coado), maçã, abacaxi ou caju.

ÀS DEZ HORAS DA MANHÃ TOMAR 02 COMPRIMIDOS DE DULCOLAX VIA ORAL.

Almoço:
01 bife fino ou 01 filé de frango pequeno, 01 colher de sopa de cenouras bem cozidas e 01 colher de espinafre bem cozido ou Salada de Alface bem picada temperada com vinagre, azeite e sal. Não colocar molhos a base de maionese. 01 filé de frango ou frango desfiado-200g, refogado.

Lanche da tarde:
01 torrada com manteiga ou margarina e 01 copo de água de coco.

ÀS QUATRO HORAS DA TARDE TOMAR 02 COMPRIMIDOS DE DULCOLAX VIA ORAL.

Jantar:
Frango desfiado refogado-200g, 02 colheres de sopa de arroz branco ou 01 filé de peixe tipo Saint Peter, Merluza ou linguado, grelhado, e 02 colheres de sopa de arroz branco.
Durante todo o dia está permitido o consumo ilimitado de sucos claros coados e de água de coco, até as 22 horas.

Alimentos que NÃO devem ser consumidos:
Sementes, nozes, amêndoas, coco, incluídos aqueles encontrados em torradas ou pães integrais.
Pães, cereais, barra de cereais, macarrão.
Frutas cruas ou desidratadas.
Outros vegetais que não alface e espinafre.
Batatas com casca.
Feijão, lentilha ou tofu.
Embutidos.
Queijos.
Geleias que contenham sementes, nutella, pasta de amendoim.
Pipoca.
Sucos com polpa.

ÀS OITO HORAS DA NOITE TOMAR 02 COLHERES DE SOPA DE DUPHALAC, JUNTO À 500ML DE GATORADE OU ÁGUA.

Preparo para o dia do exame

PACIENTES QUE IRÃO FAZER EXAME NO PERÍODO DA MANHÃ.

NO DIA DO EXAME:
Acordar às cinco e meia da manhã e misturar, em uma jarra grande, 01 litro de água de coco ou Gatorade e o restante do conteúdo do frasco de Duphalac. Tomar 01 copo de 10 em 10 minutos até o término de todo o líquido.

PACIENTES QUE IRÃO FAZER EXAME NO PERÍODO DA TARDE.

NO DIA DO EXAME:
Acordar às 07:00hs da manhã e tomar 1 xícara de Chá de cor clara ou Café com adoçante seguido de 1 torrada.
As 09:00hs da manhã em uma jarra grande, colocar 01 litro de água de coco ou Gatorade e o restante do conteúdo do frasco de Duphalac. Tomar 01 copo de 10 em 10 minutos até o término de todo o líquido.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA TODOS OS PACIENTES:

  • Não ingerir nada exceto o liquido descrito acima.
  • Permanecer sentado ou de pé, caminhando, após a ingesta do líquido. Se você deitar, o líquido se acumulará no estômago, deixando-o com enjoo, e não fará seu caminho até o intestino, o que acarretará um preparo inadequado.
  • Ligar para a Angioskope (12)3941-5107 / 3941-5452 caso o seu preparo não tenha sido eficaz. O ideal é que você esteja evacuando somente líquido de cor amarelada, semelhante à urina, sem resíduos. Se este não for o caso, podemos orientá-lo de modo a não perder o seu exame.
  • Lembre-se que para que haja sucesso na colonoscopia, grande parte depende de você! Na Angioskope realizamos o procedimento na parte da manhã, assim na parte da tarde sua dieta normal já poderá ser retomada!
  • A medicação Duphalac poderá ser utilizada mesmo que você tenha intolerância à lactose.

É importante não agendar outros compromissos durante o período da manhã. Durante os exames frequentemente encontramos necessidade de coletas de biópsias inesperadas ou precisamos executar procedimentos adicionais, acarretando atrasos. Pedimos compreensão, pois cada paciente necessita deixar a clínica com diagnóstico completo para que haja resolução de seu caso.

Observe com atenção ás imagens a seguir. Quando a coloração de suas evacuações estiverem semelhantes à última imagem, ou seja, amarelo-clara, como se fosse urina, seu intestino está preparado para a colonoscopia.

Clique aqui e baixe o arquivo de preparo:
Preparo para véspera e dia do exame.pdf (38 KB) Download


2 comentários

  • MARLENEMIRANDASILVA

    em

    Bom dia Dra. Dia 22/02/18 vou fazer exame retossigmoidoscopia rígida com a Sra.,queria saber se preciso levar acompanhante e se depois do exame posso dirigir. Desde JÁ agradeço.

    Resposta

    • Angioskope

      em

      Olá!
      Todo e qualquer exame que recebe sedação deverá ter um acompanhante e nunca deve-se dirigir após, pois ainda estará com os reflexos alterações.

      Resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *


angioskope-logo-branco-320x90

Profissionais médicos atuantes e técnicos auxiliares capacitados durante a realização dos procedimentos, bem como aparelhos de última geração também fazem parte do arsenal da clínica para trazer aos nossos clientes um atendimento compatível com aquilo que pregamos.

Facebook



Quer saber mais?
Acesse nossas redes sociais

Angioskope 2017. Todos os direitos reservados.