Carregando...

Varizes são veias do sistema venoso superficial que se tornam dilatadas e tortuosas. O sistema venoso superficial é formado pelas veias safenas interna e externa e por suas colaterais, situadas a poucos milímetros abaixo da pele. Parte do sangue das pernas, cerca de 15%, retorna ao coração por esse sistema. A maior parte do sangue, no entanto, circula pelo sistema venoso profundo.

Como Surgem?

O coração bombeia sangue para todo o corpo e, por meio da circulação, leva elementos essenciais até as células, além de recolher os resíduos a serem eliminados. A partir do coração o caminho de ida do sangue oxigenado é feito pelas artérias, vasos de paredes espessas e elásticas.
No caminho de volta, o sangue rico em gás carbônico retorna em direção ao coração através de uma grande rede de veias. E enfrenta aí, alguns obstáculos: já não tem a mesma pressão do sangue arterial e, como estamos boa parte do tempo em pé, deve lutar contra a força da gravidade para chegar a seu destino final. Para facilitar o retorno venoso, o organismo dispõe de alguns mecanismos:

• Válvulas venosas
São estruturas internas das veias destinadas a facilitar a volta do sangue para o coração. Quando seu funcionamento é normal, as válvulas das veias das pernas se abrem para a passagem do sangue venoso em direção ao coração. E se fecham para impedir que o sangue retorne no sentido oposto.
É um trabalho constante e vários fatores, como hereditariedade e a ação de hormônios, podem comprometer as veias, fazendo com que as válvulas se tornem ineficientes. O sangue, então, flui para o lado “errado” e, em parte, fica estagnado nas veias provocando o aumento da pressão interna, dilatação anormal das veias e a formação de varizes.

• Bomba muscular da panturrilha
A contração dos músculos da panturrilha (batata da perna) também auxilia o retorno do sangue em direção ao coração. Ao se contrair, a panturrilha exerce pressão sobre as veias do sistema venoso profundo, que ficam embaixo dos músculos, “bombeando” o sangue para cima. A maior parte do sangue venoso, entre 85% a 95%, retorna pelo sistema venoso profundo. Por isso, muitos médicos se referem à panturrilha como o “coração da perna”.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *


angioskope-logo-branco-320x90

Profissionais médicos atuantes e técnicos auxiliares capacitados durante a realização dos procedimentos, bem como aparelhos de última geração também fazem parte do arsenal da clínica para trazer aos nossos clientes um atendimento compatível com aquilo que pregamos.

Facebook



Quer saber mais?
Acesse nossas redes sociais

Angioskope 2017. Todos os direitos reservados.