Carregando...

Classificação das varizes

As varizes podem ter diâmetros variados, de menos de um milímetro a mais de um centímetro. Muitas vezes, além de comprometer a estética das pernas, causam dor e inchaço (edema).

Varizes de implicação estética
Apesar de visíveis e desagradáveis do ponto de vista estético, esse tipo de varizes não traz outros sintomas como dor ou edema. Também não estão relacionadas a alterações como refluxo ou estagnação do sangue nas veias safenas ou nas perfurantes (veias que fazem a comunicação entre o sistema venoso profundo e o superficial).

Telangiectasias
São os “vasinhos” avermelhados ou arroxeados, dilatados na superfície da pele. Podem estar agrupados ou isolados. Normalmente nas pernas as telangiectasias estão associadas às chamadas veias nutrícias. Ao terem suas válvulas comprometidas, as veias nutrícias aumentam a pressão e a quantidade de sangue enviada para outros vasos da região, provocando sua dilatação.
Por isso, para que o tratamento dos vasinhos seja satisfatório, é preciso verificar se existe a presença de veias nutrícias e tratá-las. Caso contrário, elas continuarão “alimentando” antigas e novas telangiectasias. Uma das dificuldades desse processo é localizar as veias nutrícias. Muitas vezes, elas não são visíveis a olho nu ou estão próximas da superfície da pele que não podem ter seu curso mapeado pelo ultra-som. Nestes casos, alguns equipamentos (como por exemplo aqueles que utilizam realidade aumentada, ou o fleboscópio) podem ajudar na identificação de veias nutridoras.

Varizes de implicação funcional
Os pacientes costumam relatar sintomas como dor, edema, cansaço e queimação nas pernas. As varizes funcionais estão ligadas ao mau funcionamento das válvulas venosas. No retorno venoso em direção ao coração, ocorre refluxo e estagnação de sangue nas veias safenas e ou perfurantes


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *


angioskope-logo-branco-320x90

Profissionais médicos atuantes e técnicos auxiliares capacitados durante a realização dos procedimentos, bem como aparelhos de última geração também fazem parte do arsenal da clínica para trazer aos nossos clientes um atendimento compatível com aquilo que pregamos.

Facebook



Quer saber mais?
Acesse nossas redes sociais

Angioskope 2017. Todos os direitos reservados.