Causas das Varizes
Causas
O aparecimento das varizes está especialmente ligado à hereditariedade. Portanto, se há grande incidência da doença na família, o risco de desenvolvê-la é maior. O que não significa dizer, no entanto, que todos as pessoas de uma mesma família terão varizes.
Outros fatores podem desencadear ou agravar o problema.
• Gênero
As mulheres são três vezes mais propensas a ter varizes do que os homens. A razão está na presença dos hormônios femininos, principalmente a progesterona, que alteram as veias. As variações hormonais na menstruação, gestação e menopausa também aumentam do risco da doença.
• Gravidez
Na gravidez, a quantidade de sangue circulante chega a aumentar em até 50% no terceiro trimestre e o trabalho das veias também. O útero, por sua vez, cresce e passa a pressionar a região pélvica e as veias abdominais, dificultando o retorno do sangue das pernas para o coração. As alterações hormonais da gravidez também prejudicam as veias.
• Anticoncepcionais e reposição hormonal
O uso de hormônios femininos, como anticoncepcionais ou reposição durante a menopausa, é uma das principais causas do aparecimento de varizes. O ideal, para as mulheres com tendência a ter varizes, é não utilizar hormônios. Eles também aumentam o risco de câncer de mama e trombose venosa profunda. No caso de ocorrência dessas doenças na família, o melhor é discutir com o médico se vale a pena usar hormônios.
• Obesidade e sedentarismo
Os quilos extras exercem pressão sobre as veias e dificultam o retorno venoso, especialmente quando há concentração de gordura na região abdominal. A falta de exercícios físicos pode diminuir a eficiência dos músculos da panturrilha que favorecem o retorno do sangue em direção ao coração.