Carregando...

Causas

O aparecimento das varizes está especialmente ligado à hereditariedade. Portanto, se há grande incidência da doença na família, o risco de desenvolvê-la é maior. O que não significa dizer, no entanto, que todos as pessoas de uma mesma família terão varizes.
Outros fatores podem desencadear ou agravar o problema.

 

• Gênero
As mulheres são três vezes mais propensas a ter varizes do que os homens. A razão está na presença dos hormônios femininos, principalmente a progesterona, que alteram as veias. As variações hormonais na menstruação, gestação e menopausa também aumentam do risco da doença.

 

• Gravidez
Na gravidez, a quantidade de sangue circulante chega a aumentar em até 50% no terceiro trimestre e o trabalho das veias também. O útero, por sua vez, cresce e passa a pressionar a região pélvica e as veias abdominais, dificultando o retorno do sangue das pernas para o coração. As alterações hormonais da gravidez também prejudicam as veias.

 

• Anticoncepcionais e reposição hormonal
O uso de hormônios femininos, como anticoncepcionais ou reposição durante a menopausa, é uma das principais causas do aparecimento de varizes. O ideal, para as mulheres com tendência a ter varizes, é não utilizar hormônios. Eles também aumentam o risco de câncer de mama e trombose venosa profunda. No caso de ocorrência dessas doenças na família, o melhor é discutir com o médico se vale a pena usar hormônios.

 

• Obesidade e sedentarismo
Os quilos extras exercem pressão sobre as veias e dificultam o retorno venoso, especialmente quando há concentração de gordura na região abdominal. A falta de exercícios físicos pode diminuir a eficiência dos músculos da panturrilha que favorecem o retorno do sangue em direção ao coração.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *


angioskope-logo-branco-320x90

Profissionais médicos atuantes e técnicos auxiliares capacitados durante a realização dos procedimentos, bem como aparelhos de última geração também fazem parte do arsenal da clínica para trazer aos nossos clientes um atendimento compatível com aquilo que pregamos.

Facebook



Quer saber mais?
Acesse nossas redes sociais

Angioskope 2017. Todos os direitos reservados.